The main objective of Erasmus+ Strategic Partnership “Comics in Teaching Languages/La BD en classe de langues” is to increase the quality of language learning by promoting intercultural European education centered on comics, through the main key competencies: communication in foreign languages (English, French, Italian), digital competencies, sense of initiative and entrepreneurship and the cultural responsiveness and expression.

Primeira reunião transnacional de projecto “La BD en classe de langues/Comics in teaching languages, em Vaslui, na Roménia.

Exposição de trabalhos (cartazes, logos e mascotes) de todas as escolas parceiras. A nossa estava muito bem representada, tendo mesmo o coordenador do projeto escolhido dois dos nossos trabalhos (da turma do curso profissional de Design Gráfico – 12º ano) um cartaz para as capas da agenda da reunião e um dos logos para todos os seus trabalhos.

Partilha de experiências - assistimos a várias aulas das disciplinas de Francês e de Inglês onde foram utilizadas, para lecionar os conteúdos, várias Bandas Desenhadas.

Apresentação das escolas parceiras - apresentámos um filme sobre a área onde vivemos, Lisboa, e da nossa escola (oferta educativa - ensino regular, ensino vocacional e ensino profissional, número de escolas do AEV, número de alunos e professores). Apresentação similar foi realiza pelas outras escolas parceiras.

Workshops: sobre conceitos e normas universais de construção de Banda Desenhada; Brainstorms de criação de personagens e de guiões; Software de edição e tratamento de imagem digital; Software de criação de Banda Desenhada; e Software de criação e edição de scripts. 

2ª Reunião de projeto Erasmus+ Ação Chave 2 em Kastamonu na Turquia

O Agrupamento de Escolas de Vialonga (AE Vialonga), realizou a sua segunda reunião no âmbito do Projeto Europeu Erasmus+ Ação Chave 2 Parceria Estratégica “Comics in teaching languages / La BD en classes de langues” (A Banda desenhada no ensino das línguas) – 2015-2017, com duas escolas portuguesas (AE Vialonga e AE se Santo André do Barreiro), Chipre, Itália, Roménia e Turquia. Esta reunião transnacional decorreu em Kastamonu, na Turquia. Nela participaram o coordenador do projeto, Miguel Cunha, e o Diretor do Agrupamento, Nuno Santos, bem como  os professores e diretores das escolas dos  países parceiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os principais objetivos do projeto visam melhorar a qualidade da aprendizagem de línguas estrangeiras, promovendo a inovação educacional  e a dimensão europeia nos processos de ensino e aprendizagem, assim como a  promoção da educação intercultural através da banda desenhada. Todos os participantes estão já a melhorar a aquisição e o desenvolvimento de competências-chave, especificamente a comunicação em línguas estrangeiras (Inglês, Francês, Italiano), as competências digitais, estimular o espirito crítico, de equipa e empreendedorismo, a expressão cultural e capacidade de resposta a em diferentes contextos educacionais e culturais. É de salientar o empenho dos alunos das diferentes escolas em todas as atividades do projeto, especialmente nos processos de criação e desenvolvi mento de histórias de banda desenhada muito inovadoras através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) - desenvolvimento de competências do domínio digital contribuindo assim para a concretização de uma prioridade estratégica no âmbito da UE2020.

 

As bandas desenhadas dos diferentes píses parceiros são reveladoras de grande sentido estético, espírito critico e capacidade de diálogo intercultural por parte dos jovens alunos.

 

A valorização da diversidade cultural e educacional no seio da Europa é uma das mais-valias de todo o trabalho colaborativo realizado.  O lema da União Europeia “Unidos na diversidade” é um dos objetivos a atingir durante o próximo ano nas reuniões de trabalho em Portugal e em Itália, no âmbito deste inovador projeto em que o AEVialonga está verdadeiramente empenhado e, assim continuar a reforçar a sua estratégia de internacionalização cooperando com tão diferentes países europeus.

AEVialonga em projeto internacional: inovação através da Arte

Entre os dias 20 e 24 de Junho, quatro professores do Agrupamento de Escola de Vialonga, e Agrupamento de Santo André, Barreiro (tendo como Coordenadores Nacionais o professor Miguel Cunha e a professora Maria da Graça, respetivamente), participaram na terceira reunião de Projecto Erasmus+, Ação Chave 2, Parceria Estratégica, “Comics in Teaching Languages / La BD en Classes de Langues” (2015-2017) que decorreu em Livadia, no Chipre, com escolas de Chipre, Itália, Turquia e Roménia. Esta parceria estrategica transnacional potencia a verdadeira colaboração educacional que permitie às organizações parceiras inovar e melhorar a sua oferta educativa/formativa, assim como refletir sobre questões comuns e partilhar práticas inovadoras em contexto educativo. O principal objetivo do projeto visa melhorar a qualidade da aprendizagem de línguas estrangeiras, promovendo a educação intercultural Europeia focada na banda desenhada, através das principais competências-chave: comunicação em línguas estrangeiras (Inglês, Francês, Italiano), competências digitais, sentido de iniciativa e empreendedorismo, expressão cultural e capacidade de resposta.

A valorização da diversidade cultural e educacional na União Europeia foi uma das mais-valias de todo o trabalho colaborativo realizado – “unidos na diversidade” é um dos objectivos a atingir durante o próximo ano nas reuniões de trabalho em Portugal e em Itália.

Este encontro de profissionais da educação está em linha com as prioridades estratégicas Europa 2020 - reduzir a taxa do abandono escolar precoce e a luta contra a pobreza e a exclusão social através da educação – tendo o projeto como objectivo principal contribuir para oferecer percursos que visem a melhoria dos conhecimentos e competências dos alunos. Procura, também, apoiar o desenvolvimento de conteúdos, serviços, pedagogias e práticas inovadores, baseados nas TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). Nesta reunião estiveram presentes cerca de 20 participantes. Além das reuniões de trabalho que ocorreram, houve momentos de convívio e, todos juntos, tiveram a oportunidade de descobrir mais sobre cada um dos parceiros Erasmus+ bem como das suas culturas, tradições e hábitos de vida. A valorização da diversidade cultural e educacional europeia foi uma das mais-valias de todo o trabalho colaborativo realizado ao longo do primeiro ano do projeto.

Os parceiros deste projecto são coordenados pela Theoretical High School “M. Kogalniceanu”, de Vaslui, na Roménia, e colaboram de forma a obter como produto final uma plataforma de e-learning (www. lang-platform.eu/bd)  que dá oportunidade de conhecer e utilizar diferentes abordagens pedagógicas na promoção da aprendizagem de línguas estrangeiras recorrendo à concepção e utilização de banda desenhada. As atividades desenvolvidas têm enfoque primordial, tanto na promoção da tomada de consiciência por parte dos alunos da importância da educação artística, bem como do pensamento crítico.

Com efeito, o projeto permite a valorização da aprendizagem e o desenvolvimento de competências do domínio digital contribuindo para a concretização de uma prioridade estratégica no âmbito da UE2020. A parceria do projecto centra-se na ideia de inovação no que à aprendizagem de línguas estrangeiras através da arte - banda desenhada e das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

O Coordenador Nacional,

Miguel Cunha

© AEV | 2014 | 2018. | RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DE DADOS | JOANA ROSA C. FONSECA DOS SANTOS MOREIRA

© AEV | 2014 | 2018. AEVWEBDESIGN | Produção Gráfica | Miguel Cunha

CONTACTOS | AEV:

Sede

Agrupamento

info@aevialonga.edu.pt

21 952 82 90

FAX 21 952 82 98

 

Secretaria

secretaria@aevialonga.edu.pt

21 952 82 90

FAX 21 952 82 98

Jardim Infância Vialonga

21 952 61 20

 

EB1 nº1 de Vialonga

21 952 39 18

 

EB1 nº1 Qt. Dª Cândida

21 952 07 41

EB1 nº2 de Vialonga

21 952 15 55

 

EB1/JI de Alpriate

21 952 53 28

 

EB1/JI da Granja

21 973 16 10

EB1 do Cabo

21 952 36 71

 

EB1/JI de Stª Eulália

21 952 43 94

 

EB1/JI Qt.das Índias

21 952 59 59

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now
IMG_20151111_161923