Erasmus +
KA2 - Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices
KA219 - Strategic Partnerships for Schools Only

Projeto: Creative Learning in Action

O projeto Erasmus+ “ Creative Learning in action” envolve o AE Vialonga numa parceria entre escolas de 5 países Europeus: Alemanha, Dinamarca, Espanha, Portugal e e Reino Unido.


O desafio do projeto é envolver os profissionais das diferentes escolas num trabalho de parceria para o desenvolvimento de metodologias de ensino criativas e para a utilização de recursos que permitam ajudar os alunos a superar as suas necessidades educativas, aumentar interesse pela escola e tornar a aprendizagem mais emocionante e atrativa.


Os participantes terão oportunidade de conhecer outras metodologias de ensino aprendizagem, partilhar conhecimentos e experiências, desenvolver abordagens curriculares criativas e ferramentas de observação, a par com os parceiros europeus, indo além das fronteiras do currículo nacional. Os alunos são envolvidos em atividades que potenciem o
desenvolvimentos das suas competências e os seu interesse pela aprendizagem.


No decorrer do projeto serão realizadas reuniões de trabalho nas escolas parceiras para discussão de ideias e para o desenvolvimento de recursos e de formas criativas de abordar o curriculo. Este trabalho de parceria envolve a partilha de materiais de registo, ferramentas de observação, planos de aula; planos de trabalho, planos de desenvolvimento escolar e modelos de formação/ capacitação de professores.


A cooperação entre os parceiros europeus para partilha de ideias, metodologias e propostas para a organização de “currículos criativos”, permitirá o desenvolvimento de novas práticas de ensino e um maior envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem, aumentado as oportunidades de sucesso educativo e a inclusão dos alunos em contextos educativos e sociais.


As atividades desenvolvidas resultarão na elaboração de um recurso de boas práticas centradas no currículo criativo, resultante dos intercâmbios entre as escolas parceiras. Este recurso será apresentado e disseminado, possibilitando a sua utilização por outros durante e após o final do projeto.


Todos os resultados, recursos e metodologia estarão disponíveis através de sites das escolas parceiras , site do projeto e Etwinning.